Apesar da pandemia do Covid19 e suas intercorrências, a Prefeitura Comunitária esteve ao lado dos moradores dessa região, participando ativamente através de ações e movimentos em defesa deste bairro. A prorrogação do mandato dos dirigentes possibilitou a manutenção da rotina através do expediente virtual, oficialmente reconhecido pelos órgãos governamentais e pela população em geral.
Com essa mudança de paradigma, a nossa Associação pode abraçar as causas que se mostraram difíceis de enfrentar individualmente no ano de 2020. O jargão “União e Ação”, eleita em 2018 foi usado para defender os moradores ante as diversas modificações que atingiram a sociedade, levando os dirigentes a tomar medidas importantes no âmbito da esfera governamental e no espaço das autarquias do Distrito Federal. Ao chegar ao fim esse traumático ano, podemos afirmar que a Diretoria se mantém atenta aos movimentos que ocorrem na Assembleia Legislativa e na esfera administrativa do GDF, sempre em defesa da Península Norte.
CAESB/ADASA
Em junho a população foi surpreendida pelo aumento exagerado das contas de água, decorrente da resolução nº 12/2019 da ADASA, e aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Inúmeras reuniões foram realizadas na sede da Administração do Lago Norte, com técnicos da CAESB e da ADASA, tentando primeiro compreender a mudança de Estrutura Tarifária de Água e em segundo lugar reclamando do preço cobrado, incompatível com o padrão de vida da região.
Ofícios e protocolos de reclamações foram sendo encaminhadas em bloco às Ouvidorias da CAESB e da ADASA, para minimizar o efeito da medida. A imprensa televisiva e radiofônica foi usada, como também os jornais, ajudando o processo de convencimento dos dirigentes das duas entidades. Até o momento aguarda-se o pronunciamento do novo Diretor-Presidente da ADASA, e de sua nova equipe para trazer uma conciliação definitiva, principalmente na questão de valores cobrados além da manutenção eficiente da rede de Água e Esgotos, exigindo devolução eficiente dos serviços.
Para o final de novembro a Diretoria estará em reunião com os dirigentes da ADASA. Em todo o processo, a população apoiou com sucesso a Prefeitura Comunitária e trouxe a força necessária para as negociações que se efetivaram no âmbito presencial e virtual.
DER e VIAS de ACESSO
Conforme informado no Boletim 01/2020, a construção de uma ciclovia definitiva na Ponte do Braghetto continua sendo construída num tempo bastante lento. Mas, após pressão junto ao DER, das Prefeituras de Quadras do Plano Piloto e a presença também da Prefeitura da Península Norte, finalmente foi conseguido que se construísse uma via de bike na lateral da ponte, com entrada e saída no Lago Norte, e estendendo-se para o lado do Pier Norte e 416 Norte. Vitória dos moradores!
Infelizmente a construção de uma nova entrada e saída de veículos do supermercado Pão de Açucar continua na estaca zero. Os moradores continuam apelando para que a Administração do Lago Norte solucione com o DER essa situação, tendo em vista a perigosa saída para a pista da EPPN Norte, aliada a um melhor aproveitamento do túnel para pedestres que liga o local com o Shopping Iguatemi.
Continuamos também em conversação com a Administração do Lago Norte, DER e o DF-Trans para realocação de novas paradas de ônibus e coberturas de outras, para enfrentar o período de chuvas.
CAMPANHAS
A presença da Prefeitura Comunitária no Fórum do SLU e da Cooperativa de Reciclagem de Lixo do Varjão, torna-se de vital importância para a manutenção do recolhimento sustentável dos resíduos sólidos na Península Norte. Ajustes no Cronograma de Trabalho e numa forma mais dinâmica de trabalho dos catadores, são fundamentais para o êxito da missão. Torna-se importante a participação dos moradores nesse processo de reciclagem, com cuidados redobrados dos dirigentes das residências para a orientação de empregados, de colaboradores e de toda a família.
A Prefeitura Comunitária participou também da Campanha LIXO ZERO, com a Cooperativa de Reciclagem, onde foram recolhidos equipamentos eletrônicos e móveis recuperáveis ou não, em prol de um movimento de melhoria ambiental e sanitária.
NOVA SEDE
Com a instalação da pandemia do Covid19, as conversações com a Administração do Lago Norte para a edificação de uma nova sede da entidade foram interrompidas. Mesmo assim, a arquiteta Fabiana da Matta já protocolou no GDF, ainda em 2019, um projeto moderno e funcional que possa ser usado pela população também como um Centro de Cultural de encontros regionais, além do funcionamento de uma biblioteca.
PARQUES
Os parques Vivencial I e II e o Parque das Garças, continuam objeto de atenção dos moradores junto ao IBRAM. A promessa de cercamento desses parques e colocação de guaritas de segurança além de sanitários, continuam sendo aguardadas pela população. A ordem e manutenção dos parques a cargo do IBRAM se torna uma das prioridades exigida pela população do bairro. As inconsequentes depredações, ocorridas principalmente no Parque das Garças, nos meses de agosto e setembro desse ano, reacendeu um sentimento de proteção a esses locais por parte dos moradores.
Numa reunião do CONSEG-Lago Norte, presidida pelo Dr. Paulo Costa, a presença de promotores de justiça do Meio Ambiente trouxe a oportunidade de entregar um documento oficial da Prefeitura Comunitária em defesa do bairro e de suas belezas naturais. Uma região que mantenha suas condições ecológicas preservadas, com ruas arborizadas e parques dentro de normas ambientais internacionais, traz a diferença de sua dimensão humana e um sentimento de esperança para as gerações futuras.
ESTRUTURA URBANA
Sob forte impacto emocional, a população recebeu a notícia de que a Secretaria Estado de Desenvolvimento Urbano do DF, exigia urgência de uma Consulta Pública com os moradores, para uma proposta de Outorga de Áreas Limítrofes dos Lotes, conhecida como Áreas Verdes/Publicas. Com prazo curtíssimo de 7 dias, a Prefeitura Comunitária encampou um processo de informação à população sobre direitos e deveres das terras em questão e das possibilidades de negociação quanto a essas áreas junto ao GDF. Várias reuniões ocorreram vitualmente com o Conselho Comunitário do Lago Sul e com o Conselho de Moradores local e grupos de moradores.
Um documento oficial foi entregue no SEDUH, no dia 17/11/2020, onde ocorreu a discussão dos problemas dos dois bairros com a equipe governamental presente. Entre os principais pontos destacam-se: – Manutenção das áreas verdes/publicas, com permissão não onerosa para os moradores limítrofes. – Se houver ônus, que fosse realizada uma cobrança mínima de valores imobiliários com bônus verdes, tendo em vista a manutenção vegetal que ocorreu nessas áreas por parte dos moradores ao longo de 60 anos da instituição do bairro. – As linhas de recuo dos lotes junto às Vias Secundárias e na Via Principal (EPPN) devem ser efetivadas dentro de padrões urbanos modernos e com trajetos determinados no Projeto Original da cidade. – Manutenção das características residenciais unifamiliares previstas no Memorial de Brasília. – Exigência de segurança pública e iluminação nos locais afetados por servidões de passagem ou becos.
COBRANÇA SEMESTRAL
A Prefeitura Comunitária sobrevive com a contribuição de R$ 90,00 (noventa reais) por semestre. Ao se aproximar o final do final de 2020, mais uma vez gostaríamos de contar com a sua valiosa contribuição voluntária. Seguem as observações abaixo:
1) moradores e contribuintes que possuem conta no Banco do Brasil S.A.: a contribuição do 2º semestre de 2020 deverá ser feita na agência 1419-2, conta corrente nº 11373-5 do Banco do Brasil. Incluir a informação do CPF do associado ou contribuinte, para identificação do depósito na conta corrente, ou, como alternativa, encaminhando-se por obséquio o comprovante do depósito, com informação da residência (quadra-conjunto-casa) através de e-mail: prefeituralagonorte@gmail.com;
2) moradores e contribuintes que não possuem conta no Banco do Brasil S.A.:
2.1) Se tiverem o boleto em mãos, usar o código de barras, pagável em qualquer banco ou casa lotérica.
2.2) Sem o boleto, fazer o depósito em conta Ag. 1419-2, conta nº 11373-5, valor R$ 90,00 (noventa reais), e encaminhar cópia do comprovante via e-mail para: prefeituralagonorte@gmail.com, com as informações de: nome completo, endereço, telefone, e-mail, para que a contabilidade identifique o pagador.
3) Moradores que se associaram no segundo semestre de 2020, ou que estejam se associando em novembro ou dezembro pela primeira vez: mesma rotina do item 2.2 acima.