You are currently viewing OBRAS NO LAGO NORTE E A PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA 2022

OBRAS NO LAGO NORTE E A PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA 2022

Você, morador da Península do Lago Norte, sabe qual é a previsão orçamentária para 2022 que o GDF tem para realização de obras na região?

As previsões orçamentárias prévias são obrigatórias para qualquer governo realizar obras de interesse público no exercício do ano subsequente. E no mês de maio, como em todos os anos, as Administrações Regionais devem indicar as prioridades projetadas para as realizações governamentais que poderão beneficiar os seus bairros. A inserção desse orçamento em proposta a ser aprovada pela Câmara Legislativa, é fundamental para a consecução das obras vislumbradas que serão realizadas posteriormente pelas diversas secretarias do GDF. Por isso, muitos moradores da Península Norte já estão preocupados com as diversas solicitações que deram entrada nos últimos meses na Administração do Lago Norte, por meio de ofícios e outros documentos, e ainda sem solução, conforme se descreve adiante.

Sistema viário

Como prioridade, já foi identificada a necessidade de recapeamento asfáltico nas vias de diversas quadras e conjuntos, que há vários anos vem se deteriorando por falta de manutenção mais persistente e duradoura. No Conselho Comunitário, discute-se também há algum tempo: a retificação da entrada e saída do estacionamento do Supermercado Pão de Açúcar; a construção de baias para os ônibus na EPPN-DF/009, em frente aos shoppings Deck Norte e Iguatemi e a reconstrução dos acostamentos na mesma área até a Ponte do Braghetto, além, é claro, do recapeamento asfáltico total de sua via principal. Essas melhorias são todas dependentes de previsão orçamentária para que o DER possa viabilizá-las em 2022 e que já vêm sendo repetidamente solicitadas nos últimos dez anos. São reivindicações legítimas dos moradores do bairro, com vistas à segurança no trânsito.

Calçadas

A recomposição das calçadas de pedestres tem sido reclamada constantemente pelos moradores, tanto na via principal, EPPN-DF/009, como nas vias internas entre as quadras QL/QI. A necessidade de manutenção desses caminhos seguros e com melhor qualidade para os pedestres usuários constam em atas do Conselho Comunitário da Península, conforme inúmeras solicitações envidas à sua Ouvidoria. O pedestre se vê desprotegido com as condições atuais em diversas áreas do bairro, principalmente os cadeirantes ou portadores de limitações de locomoção, que em determinadas localidades são obrigados a trafegar pela própria rua, com maiores riscos à sua segurança.

Galerias pluviais

Outra reivindicação que se tornou crítica e prioritária refere-se à construção de galerias de esgotamento da água das chuvas e a retificação das redes pluviais já instaladas, que estão apresentando problemas crônicos de manutenção. Na estação das chuvas deste ano, os problemas se repetiram com maior gravidade devido ao maior volume de água, trazendo alagamento de ruas, casas, garagens e terrenos, com sérios prejuízos aos moradores em vários conjuntos. Destacam-se as ocorrências mais graves na QI -14, conjunto 09; na QI 03, conjunto 08; na QI 03, conjunto 05; na QL 07, conjunto 03; e na QL-15, conjunto 02.

E não são ocorrências novas. Em alguns conjuntos essas demandas se arrastam por mais de vinte anos, tempo em que se passaram diversas gestões governamentais distintas, em que não foram realizadas as obras necessárias, ignorando os pedidos dramáticos de seus moradores, sem uma solução definitiva. Tais demandas estão protocoladas em processos específicos na Administração do Lago Norte, sendo alvo constante de discussões pelos seus moradores em seu Conselho Comunitário.

QL 07 – Conjunto 03

Espera-se que agora, em 2021, juntamente com diversas iniciativas de melhorias que estão sendo implementadas pela atual Administração do Lago Norte, estas antigas também possam constar explicitamente no orçamento previsto para 2022. Os moradores estão ansiosos e apelam mais uma vez aos gestores e representantes na Câmara Legislativa, para que essas melhorias possam ser realizadas o mais breve possível, algumas antes do retorno do período de chuvas. Lembramos que há vários anos os moradores vem repetidamente reclamando de alguns desses problemas, sem solução sequer paliativa até a atualidade. Daí, fica o alerta da atenção premente para inclusão dos custos dessas obras na proposta orçamentária ou remanejamento de verbas do orçamento atual para solução das questões mais críticas.

Antônio Matoso FilhoPrefeitura Comunitária da Península NorteAssociação Comunitária de VizinhançaPrefeito José Hidelbrando LustozaConselho Comunitário Da Península NortePresidente