You are currently viewing OS IMPACTOS NEGATIVOS DA REVISÃO DA LUOS (PLC 69/2020) NA QUALIDADE DE VIDA DOS MORADORES DO LAGO NORTE

Vocês moradores sabem o que o GDF está propondo de alterações na Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) para o Lago Norte?

Vocês sabem que o nosso sossego corre perigo?

Vocês têm ideia de todo o impacto negativo que as alterações propostas pelo GDF na LUOS podem trazer para a nossa qualidade de vida, que tende a piorar e muito?

Pois saibam, caros moradores da Península Norte, que o GDF está propondo mudanças na LUOS apenas dois anos após a alteração anterior e estão introduzindo verdadeiras agressões ao nosso bem-estar com o Projeto de Lei Complementar nº 69/2020 e onde não há nenhuma proposta que vise à melhoria da nossa qualidade de vida, da mobilidade, da preservação do próprio lago e do meio ambiente, muito pelo contrário.

Querem introduzir mais comércio nas áreas exclusivamente residenciais com as respectivas consequências danosas à qualidade de vida dos moradores: aumento da densidade populacional, trânsito excessivo que as vias não comportam, poluição sonora e do ar.  E não são propostas apenas para permitir trabalhos unipessoais, artesanais ou similares, já assimiladas e de convivência harmoniosa. É para comércio grande, volumoso, clínicas, casas para eventos etc.

E no aspecto ambiental, o Lago Paranoá está cada vez mais assoreado, assim como os riachos abastecedores que estão com suas margens desmatadas e ocupadas por construções irregulares, constituindo também depósitos de lixos diversos e desemboque de esgotos. Algumas nascentes próximas ao lago estão com sua integridade perigosamente comprometidas.

Os Parques Vivencial I e II, assim como o Parque das Garças são motivo de extrema preocupação, pois o abandono deste último e do Vivencial I é gritante, absurdo e a especulação imobiliária e comercial sempre os tem como foco de exploração, o que significaria mais impermeabilização do solo e diminuição das áreas verdes.

Informem-se na prefeitura comunitária através dos canais:

No portal da Câmara Legislativa, acesse:  (https://legislacao.cl.df.gov.br/Legislacao/consultaProposicao-8!69!2020!visualizar.action), pois o projeto de lei complementar 69/2020 já está em processo de apresentação de emendas e pareceres das comissões. Se isso for aprovado da maneira que está, ADEUS SOSSEGO NO LAGO NORTE.

A nossa prefeitura comunitária está se reunindo com outros Conselhos Comunitários, para tentar barrar aquilo que consideram um ultraje aos moradores das regiões impactadas, um aviltamento ao plano urbanístico original de Brasília.

Vamos todos participar dessa mobilização para defender nosso direito de morar da forma que as leis nos asseguravam quando nos mudamos para o Lago Norte e não podemos deixar que interesses escusos venham destruir nossos sonhos, planos e qualidade de vida.